A Topografia tem por objetivo o estudo e aplicação dos processos de medidas, baseado na geometria aplicada, onde os elementos geométricos (ângulos e distâncias) são obtidos através de instrumentos topográficos.
A topografia Industrial incorpora técnicas da topografia tradicional aplicadas no desenvolvimento de projetos da engenharia civil e construções mecânicas de precisão, que precisam de equipamentos especiais e cálculos topométricos avançados.
A topografia visa informar se o projeto está em delineação correta, sem nenhum ponto fora do padrão, ela faz isso por meio medição. Isso acontece através de alguns instrumentos importantes para as medições topográficas, como o barômetro (Torricelli), espelhos, cronômetro (John Harrison) e a luneta astronômica (Kepler), por exemplo.
Podemos observar a utilização da topografia Industrial na padronização dos trilhos, é necessário, pois faz um alinhamento preciso dos trilhos por onde a Ponte Rolante transita. Neste sentido, o equipamento realiza um levantamento de aferição destes trilhos. Isso significa que o trabalho topográfico é muito amplo, e utilizado constantemente na indústria.