Pórtico manual é um equipamento usado para movimentar e elevar as cargas, utilizado geralmente para descarregamento de materiais e troca de ferramentas, com estrutura leve e tubular facilita no trabalho operacional. Os rodízios giratórios podem ser de ferro fundido, nylon ou revestidos de poliuretano. A talha que eleva a carga pode ser manual ou elétrica por comando de botoeira pendente.
Os pórticos manuais são fabricados com uma estrutura tubular e viga de carga em perfil “l”.
Tem capacidade de transladar e elevar cargas, construídos por estruturas metálicas autoportante que se movimenta através de um caminho de rolamento. Na estrutura na viga pode mover uma talha, ou sobre vigas duplas um carro guincho, sobre essas condições a carga do pórtico rolante se movimenta tridimensionalmente, o que a limita é o vão do equipamento e o caminho de rolamento. Ele pode ser de uma ou duas vigas.
Eles podem ser utilizados em locais abertos ou galpões, utilizados geralmente para o manuseio de cargas em áreas onde não seja viável técnica ou economicamente a instalação de pontes rolantes ou guindastes.