- 1- Não se deve utilizar uma talha, se a inspeção detectar algum dano ou desgaste.
- 2-Deve-se manter a talha e o pórtico sempre lubrificados.
- 3-O operador deve sempre estar atento e apto, para operar a talha.
- 4-Nunca sacuda a carga.
- 5-Não utilize a o pórtico se escutar algum ruído, ou se a carga estiver travando em algum dispositivo.
- 6-Nunca puxe o cabo da botoeira. Pode ocasionar danos na caixa de comando
- 7-Mantenha sempre seu equipamento limpo, livre de poeira e partícula.
- 8-Na hora de utilizar as ligas, observar se o ângulo não excede 45°.
- 9-Não corte ou solte as cargas enquanto estiver alguém na talha.
- 10-Sempre verifique se o gancho está em ordem antes de utilizar.
- 11-Na área da garganta do gancho, não se deve por a mão.
- 12- Não balance uma carga enquanto estiver suspensa.
- 13- O operador deve sempre estar em local seguro e de excelente visão. A botoeira de comando deve sempre estar ao alcance das mãos do mesmo.
- 14- Se estiver um aviso de – NÃO OPERAR- no gancho , não utilize a talha até o gancho ser liberado.
- 15-Nunca eleve cargas que tenham peso superior à capacidade do pórtico manual.
- 16-Coloque a carga sempre no centro do gancho, nunca na ponta.
- 17-Vigie constantemente a carga enquanto estiver sendo elevada.
- 18-As talhas e pórticos devem ser manuseados apenas por pessoas treinadas e especializadas. Pois apesar de ser um trabalho seguro, podem acarretar em situações de perigo se não manuseadas corretamente.
- 19- Verifique sempre se o moitão e o cabo de aço não estão em ângulo.
- 20- Se a trava do gancho estiver torcida ou quebrada, nunca utilize a talha.
- 21-Verifique sempre se o sistema de fixação superior não esta sendo atingido pelo moitão ou a carga.
- 22- A talha e o pórtico manual devem estar protegidos de utilizações não justificada e não autorizadas.
- 23-A menos que estejam sendo tomadas as devidas precauções e amarrações, nunca deixe a carga suspensa na talha.
- 24- O pórtico manual e a talha devem ser inspecionados periodicamente, se for encontrado peças quebradas ou com desgaste essas devem ser trocadas.
- 25- Podem ocasionar danos, quando ocorrem choques dos troles com os batedores ou no fim de curso na monovia.
- 26-Deve-se tomar cuidado para que o moitão não tenha sido passado entre os traços do cabo de aço. E também para que o cabo de aço não esteja retorcido.
- 27-Não permita que pessoas se apoiem nas cargas, e não utilize a talha para elevar pessoas.
- 28-Sempre observe se a trava do gancho está em ordem, e que a carga está centrada na vertical.
- 29-Quando a talha e o pórtico manual estiverem sendo utilizados, certifique-se que não haja pessoas transitando. E sempre observe se a operação não coloca em risco as pessoas que estiverem na área.
- 30-Certifique-se que a carga a ser erguida não ultrapasse a capacidade da talha.
- 31-Certifique-se sempre que a carga não esteja centrada totalmente na vertical. Não se deve exercer translação lateral.
- 32-Podem ocorrer danos caso o cabo de aço não esteja enrolada corretamente nas espirar do tambor.
- 33-Todos os movimentos das talhas devem ser inspecionados pelo operador antes do inicio do turno, para verificar que não existem desgastes. Caso houver algum, deve-se solucionar o problema antes de utiliza-la.
- 34-Nunca diminua o espaço do fim de curso superior da talha.
- 35-Não se deve elevar a carga mais que alguns centímetros, antes de verificar se os dispositivos estão devidamente balanceados.
- 36- Não permita que o cabo de aço se dobre ou fique frouxo, para isso não permita que o moitão se apoie na carga.
DICAS:
- Os cabos de aço devem ser utilizados de forma que não torça, para maior proteção da carga. E sempre deve estar lubrificado, pois assim ele aguenta mais pressão do que quando está oxidado.
- A manutenção corretiva das talhas e pórticos manuais, deve ser realizadas apenas por pessoal especializado e preparado.
- O Grupo MI conta com uma equipe de profissionais qualificados com vasta experiência, tendo referências de grandes e importantes Empresas do Brasil.
- A talha e o pórtico manual devem ser lubrificados periodicamente, seguindo a indicação do fabricante.
- Estando bem lubrificados os pórticos e as talhas tendem a ter uma vida útil mais longa e um desempenho melhor.
- Dentro da caixa do redutor existe um indicador de nível de óleo, esse deve ser constantemente observado, para sempre manter o nível de segurança. A falta de óleo no redutor pode render sérios problemas a talha e prejudicar seu rendimento.
- As engrenagens do trole devem ser engraxadas conforme o uso da talha. A graxa usada na engrenagem não deve conter resíduos, pois os mesmos podem afetar o funcionamento da engrenagem.
A graxa usada nas engrenagens deve ser colocada na medida certa, pois se utilizada em quantidade maior que o necessário pode ocorrer da roda cair do trole, afetando seu deslocamento sobre a viga.