Antes de se iniciar um trabalho, um procedimento de extrema importância é se informar. Sendo assim se você trabalha com um parceiro na operação da Ponte rolante, nas trocas de turnos é de extrema importância a troca de informações, para saber tudo o que ocorreu com a ponte que está sendo operada.
Um procedimento que contribuirá para que não haja paradas indesejadas no seu equipamento é fazer regularmente a inspeção nas pontes rolantes, verificando visualmente as condições de funcionamento da ponte, do trolley do mecanismo de elevação e etc.
Deve sempre se verificar:
- Se os controles das pontes rolantes estão no neutro e se a chave geral está desligada;
- O estado do cabo de aço e do moitão;
- O gancho da ponte;
- Se a área de operação está limpa e em ordem;
- Se a energia elétrica da Ponte rolante está ligada;
- Verificar se não tem nenhum objeto estranho encima da ponte, ou pessoa na ponte ou caminho de rolamento;
- Siga rigorosamente as instruções.
O operador da Ponte rolante deve sempre estar física e mentalmente disposto. Seu ouvido é um instrumento importante, qualquer barulho irregular deve ser verificado, caso isso ocorra coloque o controle da ponte no neutro e informe seu supervisor. Se tiver necessidade de parar a ponte sempre deixe a carga no chão.
A ponte rolante deve sempre trabalhar em sua conformidade, caso algo fora do comum aconteça deve se chamar pessoal especializado. O Grupo MI trabalha a mais de 20 anos com pontes rolantes, e sabe o quanto é importante a segurança. Sendo assim qualquer acontecimento fora do convencional nos acione que faremos um orçamento conforme sua necessidade.