INSPEÇÃO EM LINHA DE VIDA

INSPEÇÃO EM LINHA DE VIDA

5 de agosto de 2020

Como já vimos no post “LINHA DE VIDA” (publicado anteriormente pelo nosso blog), a Linha de vida é um equipamento de extrema importância quando se trata de trabalho em altura.

A inspeção em Linha de Vida é realizada em conformidade às orientações normativas da NR 35 e demais normas de fabricação dos componentes desse equipamento.

São verificados através de análise dimensional e visual os principais componentes da linha de vida, identificando desgastes, avarias e deformações que podem comprometer o uso seguro do equipamento.

São verificados cabos de aço, pilares de suporte, equipamentos soldados, esticadores, troleys, vigas e demais componentes que a linha de vida possuir.

A norma regulamentadora do Ministério do Trabalho – NR 35, Trabalho em Altura, e a norma brasileira da ABNT – NBR 16325/2014 (Dispositivo de Ancoragem), estabelecem os seguintes critérios para a Inspeção dos Pontos de Ancoragem e Linha de Vida:

  • Inspeção inicial: é a validação da instalação, feita pelo profissional legalmente habilitado, dando a conformidade de acordo com o projeto/fabricante da linha de vida ou ponto de ancoragem.
  • Inspeção de rotina: é realizada pelo usuário antes da utilização, podendo ser registrada na sua liberação de trabalho afirmando não visualizar nenhuma anormalidade.
  • Inspeção periódica: realizada em um período máximo de 12 meses por um profissional legalmente habilitado, seguindo as instruções do fabricante e todas as normas regulamentadoras e técnicas aplicáveis.

Nossa empresa sempre busca o melhor para trabalhos de: Inspeção de Ponte Rolante, Manutenção de Ponte Rolante e Reforma de Ponte Rolante, Manutenção de Talhas, Barramento, Caminho de Rolamento/Trilho, Forno de Tratamento Térmico, Forno Elétrico, Jato de Granalha, Silo de Areia, Tubulação de Areia, Linha de Vida, Caldeiraria, Topografia Industrial, Montagem e Instalação de Redes Hidráulicas, Elétricas e Gases, entre outros serviços.

Entre em contato conosco e faça seu orçamento:

Fone: (19) 3421.0323

E-mail: contato@mimanutencao.com.br

Grupo M.I, sua Empresa em boas mãos!

Fale Conosco