INSPEÇÃO DO CABO DE AÇO

INSPEÇÃO DO CABO DE AÇO

19 de agosto de 2020

Cabo de Aço

O cabo de aço é uma parte importante de muitas estruturas, e é constituído por fios de arame contínuos enrolados em torno de um núcleo central.

 Existem muitos tipos de cabo de aço projetados para diferentes aplicações e é vital escolher o cabo adequado para cada aplicação.

Na Ponte Rolante, por exemplo, ele deve proporcionar a segurança e suporte que a mesma necessita, uma vez que trabalha com elevação e movimentação de grandes cargas.

Inspeção nos cabos

Temos 2 tipos de inspeção:

  • Visual Diária – deve ser feita no início de cada turno de trabalho, e detectar se há danos (distorções no cabo, corrosões, rompimentos ou cortes) que possam trazer algum dano para o trabalhador.
  • Periódica – deve ser feita por pessoa qualificada, e sua frequência baseia-se em alguns tipos de fatores, como: leis vigentes, tipo de equipamento, a expectativa de vida do cabo determinada pela experiência anterior ou em instalações similares; agressividade do meio ambiente; relação entre a carga usual de trabalho e a capacidade máxima do equipamento, frequência de operações e exposição a trancos.

As inspeções não precisam necessariamente ser realizadas em intervalos iguais e devem ser mais frequentes quando se aproxima o final da vida útil do cabo de aço.

A Inspeção de Cabos de aço deve ser feita de acordo com a NBR ISO 4309.

A inspeção é de extrema importância, pois garantirá a segurança de todas as operações realizadas com cabos de aço. Esta deve ocorrer a partir do momento em que o cabo de aço entra em utilização e deve ser realizada por um profissional qualificado.

Nossa empresa sempre busca o melhor para trabalhos de: Inspeção de Ponte Rolante, Manutenção de Ponte Rolante e Reforma de Ponte Rolante, Manutenção de Talhas, Barramento, Caminho de Rolamento/Trilho, Forno de Tratamento Térmico, Forno Elétrico, Jato de Granalha, Silo de Areia, Tubulação de Areia, Linha de Vida, Caldeiraria, Topografia Industrial, Montagem e Instalação de Redes Hidráulicas, Elétricas e Gases, entre outros serviços.

Entre em contato conosco e faça seu orçamento:

Fone: (19) 3421.0323

E-mail: contato@mimanutencao.com.br

Grupo M.I, sua Empresa em boas mãos!

Fale Conosco