DICAS DE SEGURANÇA – PONTE ROLANTE

DICAS DE SEGURANÇA – PONTE ROLANTE

11 de novembro de 2020

Não há como negar a necessidade de se operar a Ponte Rolante da forma mais segura possível e por profissionais habilitados a esse serviço. Por este motivo, separamos algumas dicas importantes de segurança em relação à Pontes Rolantes.

DICAS:

  1. Antes de iniciar a jornada de trabalho, o operador deve realizar uma inspeção visual no equipamento. Caso observe qualquer anomalia, comunique a chefia de imediato. A NR 11 diz que estes equipamentos devem ser permanentemente inspecionados, e se encontradas deficiências em alguma peça, esta deverá ser substituída.
  2. manutenção de pontes rolantes deve ser feita apenas por profissionais especializados, sendo que, antes de qualquer serviço deste porte, é necessário desligar a energia do equipamento e instalar sinalização de alerta no quadro de energia e de comando.
  3. É obrigatório o uso de crachás de identificação, por parte dos operadores de pontes-rolantes, constando nome, foto, tipo de equipamento autorizado a operar, prazo de validade, data e assinatura do emitente. O crachá deve ficar visível a todos, conforme previsto na NR 11.
  4. Faça uso correto dos EPIs indicados para a atividade: capacete, luvas e óculos de segurança e protetores auriculares. Caso observe que algum deles se encontra danificado, solicite a troca.
  5. A operabilidade de pontes-rolantes só é permitida a profissionais devidamente habilitados, treinados e aprovados em testes específicos.
  6. Ao fazer movimentação de carga, avalie seu peso e demais condições e conheça a capacidade da ponte rolante, selecionando o cabo de aço auxiliar adequado ao tipo de carga e peso. Para o içamento, faça-o com cuidado e lentamente.
  7. Durante a elevação da carga, certifique-se de que há espaço suficiente para que ela seja içada, tomando cuidado com possíveis instalações aéreas (tubulações de água, gás e elétricas). Nunca passe a carga sobre pessoas.
  8. Verifique sempre se os cabos ou correntes não estão cruzados. Além disto, nunca os estique repentinamente.
  9. É proibido suspender ou descer pessoas com a ponte. Equipamentos que serão utilizados para movimentação de pessoas requerem condições especiais de segurança, que as pontes rolantes não possuem.
  10. Não posicione mão e pés debaixo da carga.
  11. Mantenha distância mínima de 2 metros entre as cargas suspensas por pontes rolantes que trabalhem no mesmo trilho.

Nossa empresa se empenha pela segurança nos trabalhos de: Inspeção de Ponte Rolante, Manutenção de Ponte Rolante e Reforma de Ponte Rolante, Manutenção de Talhas, Barramento, Caminho de Rolamento/Trilho, Forno de Tratamento Térmico, Forno Elétrico, Jato de Granalha, Silo de Areia, Tubulação de Areia, Linha de Vida, Caldeiraria, Topografia Industrial, Montagem e Instalação de Redes Hidráulicas, Elétricas e Gases, entre outros serviços.

Entre em contato conosco e faça seu orçamento:

Fone: (19) 3421.0323

E-mail: contato@mimanutencao.com.br

Grupo M.I, sua Empresa em boas mãos.

Fale Conosco